Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Em direção ao interior, Datong


Introdução

Datong é uma cidade que já entra no roteiro dos mais aventureiros. Ou seja, para quem está querendo uma viagem mais sussa, talvez não seja a melhor aposta. Enfim, o que me fez ir até lá não foi a cidade em si mas duas áreas que foram declaradas como patrimônio cultural pela UNESCO que podem ser visitadas em 1 único dia. De qualquer forma, como eu não consegui pegar um trem noturno, tive que passar a noite por lá... e aí começaram as aventuras.
Localização de Datong no mapa
Datong fica a 348 km a oeste de Beijing e é uma cidade "menor", porém com mais de 3 milhões de habitantes. Esse tamanho que seria muito em qualquer lugar do mundo não chega a impressionar na China e portanto traz uma série de implicações. Há poucas pessoas que decidem por viajar nessa região, portanto poucos turistas estrangeiros, poucos serviços, etc. Além disso, é uma cidade que vive basicamente da exploração do carvão, matriz energética do país. Em resumo, é uma cidade um tanto feia, mas que está tentando dar a volta. A região mais central e histórica está sendo restaurada, uma réplica de uma muralha sendo erguida, e o potencial turístico sendo elevado.

Dificuldades em Datong

Ainda em Beijing comecei a me deparar com o meu primeiro problema. Eu precisava de uma cama por um preço baixo apenas pra passar a noite na cidade. O lugar indicado pelo guia Lonely Planet não existia mais. Na internet só estava conseguindo encontrar lugares que custassem mais de 200 RMB, inviável no meu orçamento. Então, achei no site Wikitravel um artigo sobre a cidade e lá esse email: 1161189938@qq.com, no qual eu consegui reservar uma cama de dormitório em um hostel recém-aberto. Feito isso as questões ainda não estavam terminadas. Após chegar em Datong eu ainda tinha que comprar minha passagem de trem para o próximo destino Pingyao para a noite seguinte. Na estação de Datong não havia nenhum balcão que vendesse passagens em inglês. Cheguei com meu iPad e tentei mostrar alguma coisa, traduzir algumas palavras e nada. Então, miraculosamente, alguns estudantes que falavam inglês me salvaram e lidaram com o guichê. PORÉM, havia uma questão, não havia mais assentos disponíveis no trem, e, nesse caso, eu teria que viajar em pé, cerca de 8h até a manhã seguinte. Bom, era isso ou perder o itinérario e decidi topar o risco. Logo em seguida fui tentar pegar um táxi pra chegar no hostel. Ninguém falava inglês obviamente mas além disso ninguém queria usar o taxímetro. Quiseram me cobrar 50 RMB a princípio, mas depois consegui baixar para 15 RMB. O preço justo, me contaram posteriormente, era de 12 RMB. E, AINDA, nem tudo estava resolvido. Para conseguir visitar os dois monumentos no dia seguinte e terminar o passeio a tempo de pegar o trem noturno eu precisava achar um tour, a um preço acessível, que fizesse isso. Consegui fazer a reserva desse passeio com a CITS100 RMB, apenas transporte.

Enfim, o passeio...!

Passada então toda a dor de cabeça de garantir hotel, trem e tour, sim, finalmente vou poder fazer o que eu queria ali, passear. 

De manhã esperando pelo tour tive a oportunidade de conhecer um casal figura! David e Vinciane, professores belgas que ensinam holandês, adoram viajar e conversar. De Datong a Pingyao e até Xi'An fomos nos trombando e viajando meio juntos, uma experiência rica e, com certeza, divertida!

Nosso tour se juntou próximo à estação de trem de Datong e partimos em direção às Cavernas (Grottoes) de Yungang.

Cavernas de Yungang
Entrada das Cavernas de Yungang
Essas cavernas estão localizadas a 16 km sudoeste de Datong, foram construídas entre os séculos 5 e 6 e reúnem um acervo de cerca de 252 cavernas (mas apenas algumas podem ser visitadas) e 51.000 estátuas e estatuetas de Buda. 

As cavernas são muito antigas e justamente refletem um momento cultural bem antigo da China. Isso fica evidente por exemplo no estilo das estátuas de Buda. Esse estilo é muito mais parecido com o que eu tinha visto no Sudeste Asiático em Myanmar com feições e formas comuns humanas  do que o que se costuma ver na China, o Buda gordo e "redondo".



Algumas cavernas tinham Budas enormes, mais de 15 m de altura, enquanto outras tinham muitos minúsculos esculpidos nas paredes. A caverna número 5, com pórtico de madeira, é um verdadeiro tesouro. É proibido tirar fotos dentro e mesmo que você tente a impressão não vai ser original. Eu faria um comparativo com alguns tetos e estruturas internas de igrejas de Ouro Preto tamanho era o número de detalhes e cores no teto da caverna.

Uma das principais estátuas
das Cavernas de Yunganga
A entrada para as cavernas é salgada, cerca de 150 RMB por pessoa. Por sorte descobri que a minha carteirinha da USP era aceita e eles aplicavam um desconto de 50%. Em praticamente toda a China é possível requisitar o desconto para estudante na entrada de atrações turísticas.

Monastérios Suspensos (Hanging Monasteries)

Se as Cavernas de Yungang ficam de um lado de Datong, os Monastérios Suspensos ficam no lado exatamente oposto. Portanto é longe e pode ser caro pegar um táxi para ir de um lugar ao outro. Os Monastérios foram construídos há mais de 1.500 anos atrás na encosta de um abismo como forma de serem protegidos dos ventos, chuvas e cheias. 


Monastérios Suspensos vistos da entrada
Os Monastérios são realmente altos, e na verdade, bem pequenos. As passarelas são muito estreitas entre uma parte e outra e as grades de proteção bem baixas. Ou seja, acho que ninguém cairia acidentalmente mas fica um friozinho na barriga sobre a estabilidade do complexo. A parte inteiramente feita em madeira fica parcialmente suspensa em finíssimos pilares de madeira e parte fixadas na paredão rochoso. 

 O custo pra visitar os Monastérios também são os caros 150 RMB. Porém de qualquer forma eu acho que nesse caso faz muito sentido já que é uma estrutura muito frágil e um tanto perigosa, daí a entrada cara acaba funcionando como um controle no número de visitantes.

O trem

Aqui embaixo uma foto do David e da Vinciane enquanto comíamos deliciosos dumplings e tomávamos uma Tsingtao (cerveja chinesa) esperando pelo horário do nosso trem noturno pra Pingyao. Demos ainda uma volta pela região central de Datong e não ficamos muito bem impressionados. Realmente lembra aquelas cidades comunistas, cinzas, quadradas e com prédios mal conservados ou abandonados. Os esforços pela mudança de matriz econômica são bem-vindos.

Vinciane e David
Ainda depois de jantarmos e esperarmos o trem até a noite, eu ainda tinha um problema. Não teria onde sentar no trem, ou seja, 9h em pé ou sentado no chão amontoado com outras pessoas. Foi então que enquanto aguardávamos no hall de espera da estação, alguns estudantes se aproximaram de nós e começaram a querer praticar inglês. Foram muito simpáticos e retribuímos a conversa. Quando eu expliquei que teria que ficar em pé a viagem toda, um deles logo se prontificou e disse que iria me ajudar a arrumar um lugar e que eu deveria seguí-lo sempre. Foi o que eu fiz. Porém, na hora de embarcarmos, David e Vinciane foram barrados. A passagem deles havia sido marcada erroneamente para o dia seguinte e daí tiveram que passar mais uma noite em Datong. Eu estava então sozinho no trem com meus recém feitos amigos. 

Vale a pena ler!

Chegamos no vagão e não havia lugar para sentar, portanto já pensei em ficar mesmo em pé. Porém, meu novo amigo disse "Você senta no meu lugar e eu fico em pé". Na minha ótica isso era absurdo, ele mal me conhecia e respondi que ele não poderia fazer isso. Logo ele replicou "É meu presente pra você". Insistindo, acabei aceitando o favor que ele ofereceu e algum tempinho depois todos conseguimos sentar. Esse foi um daqueles momentos em que você destrói preconceitos. Minha experiência de Sudeste Asiático até então classificaria os chineses, à exceção dos meus amigos Zhengyu e Eric, como agressivos, mal educados e pouco solícitos. Bom, aí esteve um exemplo que começou a desmontar essa idéia. Em toda minha viagem pela China fui muito bem tratado, recebido e oferecido favores críticos para que eu pudesse completar meus planos. Nessas horas também é que se renova a crença de que as pessoas podem ser boas, sem interesses, sem joguinhos, apenas pelo fato de ajudar, ainda que sejam completamente estranhos. Pense..

Próximo post é sobre Pingyao

Um comentário:

  1. Andradem2008@gmail.com

    Adorei sua coragem,realmente esses lugares que vc conheceu,compensa certos sacrifícios

    ResponderExcluir

Por favor, deixe seu email no comentário para que eu possa entrar em contato com você! :)

Please, leave your email address in your comment so I can get back in touch with you! :)