Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2012

Como tirar visto pro Camboja?



Como tirar o visto pro Camboja é uma pergunta clássica de quem pretende vir pra cá. A resposta também clássica é "não precisa, você tira na chegada", no caso do Brasil. Porém, como tudo que parece simples demais e a gente fica com a pulga atrás da orelha, vale a pena não tomar isso com uma situação 100% resolvida, pois:

Aéreo

Caso 1 - Com viagem fechada (você tem a passagem de ida e volta):

Seu embarque no Brasil vai ser tranquilo e depois de muitas longas horas e pelo menos 2 conexões você vai chegar na área de imigração do Camboja, em Phnom Penh ou Siem Reap. Logo depois das escadas no canto esquerdo há vários formulários disponíveis. É só preencher um deles, juntar uma foto 3x4, pagar a taxa de emissão do visto e pronto, você pode passar pela imigração.

Caso 2 - Com viagem aberta (você só tem a passagem de ida):

O seu problema não vai ser conseguir o visto mas a companhia aérea permitir seu embarque no Brasil. É um caso raro (mas foi o meu caso) e provavelmente deve acometer todos os que venham para um longo período de tempo e portanto não tem a passagem de volta. Como você ainda não tem visto nem passagem de volta a companhia aérea (no meu caso, Singapore Airlines) vai entender que você tem altas chances de ser barrado na entrada do seu país de destino e deportado. Quando isso ocorre, a companhia leva várias multas e ainda fica responsável pelo seu transporte de volta ao ponto de origem, logo eles estarão pouco se f*** se você vai perder o vôo porque não tem a passagem de volta. Enfim, entre em contato com a companhia e tente saber de antemão qual é o procedimento e o que você deve apresentar nesses caso. Provavelmente eles dirão que a passagem de volta é indispensável, porém, (e isso eu acho sem sentido), pode ser retorno de qualquer lugar para o Brasil. Mas você ainda não está a salvo. Algumas companhias aéreas, notadamente as alemãs e as de baixo custo, não emitem a numeração do e-ticket na compra, o que pode ser interpretado (e foi) por outras companhias aéreas como uma reserva de vôo sem confirmação. Pra resolver isso eu tive que assinar um papel faltando 10 mins pra encerrar o embarque que eu era responsável por TUDO o que acontecesse de errado. Acredite, viajar com um potencial passivo de dezenas de milhares de dólares não é algo confortável.

Terrestre

Esse caso só ocorre com mochileiros vindos dos países vizinhos Vietnã, Thailândia ou Laos. Basicamente o seu ônibus que foi comprado Bangkok-Phnom Penh (ou Siem Reap) ou Saigon-Phnom Penh (ou Siem Reap) irá parar na fronteira por causa da aduana. O processo todo deverá levar em torno de 30 minutos variando de acordo com a demanda do dia. 

Você é obrigado a sair do ônibus e caminhar na área internacional entre os dois países (não esqueça sua bolsa ou qualquer coisa de valor), siga o fluxo, preencha o formulário e entregue a foto 3x4. Pague a taxa e pronto você já pode passar pela imigração. A imigração não processa as entradas por pessoas mas por lote então todos os passaportes das pessoas que estavam com você no ônibus serão misturados e depois o oficial vai chamar um por um para pegá-lo. Esse é um péssimo sistema porque obviamente eles não sabem pronunciar nomes que não sejam em khmer

Atenção: são famosas e reais as tentativas de sobretaxa pelos oficiais responsáveis pela emissão de vistos. NÃO pague nada além do preço tabelado. Caso eles insistam em querer cobrar algo a mais peça um recibo ou finja que não está entendendo.

Preços

O preço de emissão do visto depende do tipo de visto e aqui fica um ponto de atenção. A maioria das pessoas que pretendem ficar por períodos mais longos erram na hora de selecionar o tipo de visto (não foi o meu caso). Isso geralmente causa viagens não planejadas e na base do desespero pra Bangkok ou Saigon pra arrumar a caca. Todos os vistos são inicialmente válidos por 30 dias.

Vistos de turistas (tourist visa, $20) são de entrada única e não podem ser renovados por mais de uma vez e por mais de 30 dias. Vistos de negócios (ordinary visa type-E, $25) são também de entrada única mas podem ser renovados por períodos de 3 meses, 6 meses ou 1 ano e ainda na categoria de múltipla entrada. 

Se você não tiver fotos 3x4 disponíveis eles poderão escanear a foto do seu passaporte por uma taxa de $1-2.

Visto online (e-Visa)

Nunca conheci ninguém que tentou dessa forma mas de acordo com o site (http://www.mfaic.gov.kh/evisa/) do Ministério de Negócios Externos e Cooperação Internacional do Camboja, o visto é válido por 3 meses depois da data de emissão e são necessários 3 dias úteis para processá-lo. O custo é basicamente o mesmo do ordinary visa type-E, $25. Há uma lista de fronteiras terrestres discriminando entre as que aceitam esse tipo de visto e as que não. Depois de concluído o pedido o seu visto é enviado por email em formato pdf.

Se eu soubesse do stress que a companhia aérea ia aprontar na hora do embarque eu teria tentado o visto online, MAS.. bem, eis sua chance de fazer tudo direito! :D


Update: As of March, 2012 I had information that the e-visa system was taking 1 hour to confirm the payment and less than 5 minutes to issue the visa. A Chinese national had no problems to leave China and transit through Malaysia before coming to Cambodia.

Atualização: Em Março, 2012 eu tive a informaçao que o sistema do e-visa está levando 1 hora pra confirmar o pagamento e menos de 5 minutos para emitir o visto. Um amigo chinês não teve nenhum problema para sair da China e transitar pela Malásia antes de vir ao Camboja.

Abaixo está o email padrão enviado depois de concluir o processo:

We are pleased to inform you that your e-visa application to the Kingdom of Cambodia has been approved. Please kindly check on the reminder below before departing on your journey.

Reminder

  1. Please check all the information on your e-Visa Certificate to make sure they are correct. Contact us at http://www.mfaic.gov.kh/evisa/enquiry.aspx if there is any error.
  2. You will see the label of "Cambodia E-VISA" in your credit card statement for this transaction.
  3. Your e-Visa is only valid for a single (1) entry.
  4. No sticker will be issued to you for e-Visa. Please print out 2 copies of this e-Visa certificate. Pass one (1) copy to immigration as your travel Visa at entry and one (1) copy upon departure. For your convenience, you may cut your printed e-Visa and staple to your passport.
  5. e-Visa printout in black and white is acceptable.
  6. All your information will be checked on arrival at the immigration Online System.
  7. At the checkpoint, please go directly to the e-Visa immigration counter for processing. Look for e-Visa signboard. If not sure, please approach the officer for instructions to avoid unnecessary delay. For Siem Reap Airport, please go to any counter from 02- 08. For Phnom Penh Airport, please go to any counter from 03 - 09.
  8. You are required to fill out departure and arrival cards at the entry and exit point.
  9. Entry to invalid e-Visa ports is prohibited. Please refer to our website at Http://www.mfaic.gov.kh/evisa for the valid point of entry using e-Visa
  10. e-Visa fee is non-refundable.
  11. Please check the attachment to this email for your approval e-Visa certificate.
  12. If you would like to change any travelling information (eg: entry date, entry port and etc), please visit the "Check and Change" at http://www.mfaic.gov.kh/evisa/CheckChange.aspx
  13. If you receive an email but cannot received your e-Visa approved certificate, please contact us at

Gostou? Teve algum dúvida? Quer sugerir algo? Deixe seu comentário! :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu email no comentário para que eu possa entrar em contato com você! :)

Please, leave your email address in your comment so I can get back in touch with you! :)