Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Hanoi

Vou colocar aqui meus relatos da minha viagem para o Vietnã. No entanto, como foram na prática 4 dias muito intensos de passeios, fotos e experiências vou quebrar em 3 posts tendo um inteiro sobre Hanoi, outro sobre Halong Bay e o último sobre Tam Coc. De qualquer forma, Hanoi foi minha base para todos os passeios e também foi a parte culturalmente mais intensa da viagem. Essa viagem foi cara mas valeu muito a pena, tudo deu certo e foi até melhor do que o esperado além do fato de eu não saber quando teria tempo novamente pra fazer algo assim. O melhor custo-benefício foi possível fazendo assim: vôo direto entre Phnom Penh pra Hanoi com escala no Laos, 1 dia em Hanoi, 2 dias/1 noite em Halong Bay, 1 dia em Tam Coc, vôo de retorno para Saigon e ônibus de Saigon para Phnom Penh. Vamos ao que interessa:

Saí do trabalho por volta de 14h30 estressado porque não deu tempo de terminar uma tarefa e alguém teria que fazer isso por mim. Passei em casa super rápido pra pegar a mochila e a câmera - minha única bagagem - que já estavam no jeito. Achei o primeiro - mas não pela primeira vez - motoboy na rua e depois de alguma negociação combinamos $2.50 até o aeroporto. Pegamos chuva no caminho e daí como é sempre o mesmo motoboy e ele é camarada comigo subi pra $3. Depois de 2 meses de Camboja, pisar no aeroporto foi uma reintegração imediata com o mundo moderno e me causou estranheza. Luzes, grandes espaços, pouca gente, limpeza, etc, um dia isso foi comum. Como tinha acabado de comprar a câmera nova, resolvi testar.


No avião, como sempre pra aqueles que me conhecem, um pouquinho de turbulência básica pra não sair da rotina. Cheguei em Hanoi por volta de 20h30 e fui atrás do ônibus da Vietnam Airlines que faz a rota de 30 km do aeroporto até o centro turístico Old Quarter por apenas $2 - um táxi custa $15. O fato de ter pego este onibus neste horário me deu a chance de conhecer o Vietnã de uma forma muito mais próxima e calorosa. No caminho, revirando os mapas pra enxergar o caminho entre a parada e o meu hostel resolvi perguntar pra alguém do lado se falava inglês. Foi aí que descobri o Hâu (lê-se Hón) que nesses 4 dias ofereceu a melhor recepção e hospitalidade da minha vida e hoje tenho a dívida de passar isso pra frente. Quando mostrei o mapa ele logo disse que também teria que fazer o mesmo caminho e que portanto era só seguí-lo. Assim que descemos do ônibus vi/senti as primeiras diferenças em relação a Phnom Penh. Primeiro, a temperatura é bem mais amena e estava em torno de 19/20 graus. Segundo, logo que atravessamos algumas ruas chegamos no Hoan Kiem Lake, totalmente iluminado, cheio de pessoas caminhando, correndo, namorando, etc. A sensação de liberdade foi imediata. Passamos pelo lago e chegamos no coração do Old Quarter, ruas menores e mais estreitas mas mesmo assim agitadas pelo trânsito de turistas e nativos pela noite. Vale lembrar que Hanoi tem mais de 1.000 anos, 1.001 para ser exato e portanto mais velha ou em par com várias cidades européias. Hón me ajudou a achar o meu hostel, fez questão de ir comigo conferir o quarto (dormitório c/ mais 5 camas - $5/noite) e ainda conversou com os funcionários pra checar se tava tudo certo. Terminado o check-in me convidou pra se juntar a ele e um amigo pra tomar umas cervejas ali perto. Esse é um dos hábitos tradicionais dos vietnamitas embora muitos lugares estejam cheio de gringos. Nesse bairro, tem uma esquina em que há vários bares. Eles colocam bancos na frente e os clientes ficam bebendo Bia Hanoi ali na calçada ou na rua. A cerveja é barata e o sabor é um pouco mais encorpado que a cerveja brasileira. Custou VND 10.000 = $0.50, e, mesmo assim ele não me deixou pagar. (com a garrafa no nariz)


Descobri que eles bebem (muito) devagar. Enquanto eu tomei 2 eles nao terminaram 1 garrafa. Depois fomos comer alguma coisa bem vietnamita também.


Esse é o Vietnamese Noodle Soup (fora de foco) que é uma mistura de macarrão de arroz, vegetais e carne. Na hora de comer ainda misturam molho de pimenta, molho de alho e limão cravo. É muito bom e o preço gira em torno de $1.50 embora ele também não tenha me deixado pagar. Depois disso me deixaram no hostel, mas o Hón se ofereceu para me levar por um tour em Hanoi no outro dia já que ele estaria de folga. Eu topei e marcamos às 7h da manhã. Antes de dormir porém logo que eu entrei no quarto encontrei uma pessoa com uma lanterna daqueles de caverna lendo um livro no escuro. Era um inglês, que eu não sei o nome, mas que estava viajando há 10 meses pelo mundo e terminando o Vietnã iria pra Thailândia e depois a Austrália pra trabalhar 1 ano por lá. Não sei o nome dele mas conversamos sobre muita coisa até 2h da manhã, desde trabalho, faculdade, países, culturas, etc. Dormi pouco ainda mais porque por volta de 5h30-6h um grupo de suecos chegou e revirou o quarto de ponta cabeça... :S

Acordei, desci, tomei o "super" café da manhã do hostel composto por um sanduíche básico de presunto, queijo, alface, tomate e maionese. Logo o Hón chegou e demos início à (minha) descoberta de Hanoi.

Ópera de Hanoi
Pessoal fazendo exercício na praça
Cena comum de mulher vietnamita carregando frutas, legumes, etc
Hoan Kiem Lake e a Thap Rùa
Hoan Kiem Lake significa Lake of the Restored Sword que é uma referência ao emperador Lê Loi após este ter expulso os chineses do Vietnã e depois devolvido a espada ao deus da tartaruga dourada Kim Qui.


Ly Thai To, o primeiro governante da dinastia .


Ponte presente em 99% das fotos de turistas em Hanoi

Depois da ponte vermelha, tem uma Pagoda (templo) chamado Ngoc Son que significa Templo da Montanha de Jade.




Foto para casamento na entrada do templo
Depois de terminado o circuito do lago e arredores, olha só quem estava por aqui, o sr. Lênin, cortesia entre países comunistas. 

Finalmente chegamos ao mausoléu do Ho Chi Minh. Esse foi um dos heróis da história do Vietnã. Ele teve papel decisivo na independência do país em relação à França e também na resistência e persistência contra os EUA na década de 60. É interessante ler um pouco sobre a história dele: http://en.wikipedia.org/wiki/Ho_chi_minh. Os vietnamitas o chamam por "Tio Ho" e a admiração é tão grande que todas as notas de Dong vietnamita têm o rosto dele estampado, assim como vários prédios públicos, músicas que falam o nome dele além do mausoléu com o corpo embalsamado. Há uma fila e todo um processo burocrático pra conseguir entrar lá dentro. Não são permitidos câmeras, celulares, usar boné/chapéu ou por as mãos dentro dos bolsos, nem mulheres usarem mini-saia o que foi colocado erroneamente no guia Lonely Planet como ninguém pudendo usar bermudas - o que é mentira já que eu entrei de bermuda. A experiência é extremamente rápida, cerca de 1 minuto, mas é muito interessante. Lá dentro, um caixão com paredes de vidro e iluminado tem o velhinho pequeno e de barba branca. A luz é fraca e o ar-condicionado fortíssimo. Vários soldados guardam todos os cantos do salão. Na parede o símbolo do Vietnã e o martelo e foice do comunismo. Funciona das 8h às 11h porém não sei se todos os dias da semana e durante alguns meses do ano o corpo tira férias pra receber manutenção na Rússia.


Esse é o palácio presidencial, fica bem perto do mausoléu e só podíamos olhar do lado de fora. O prédio é muito bonito. Encontrei alguns brasileiros nessa área mas demos um oi bem rápido, não deu pra falar muito. 
Logo após fomos para o Ho Chi Minh Museum que tinha muitas coisas sobre a própria vida dele mas também muitas passagens da política vietnamita e da vida por lá durante a guerra do Vietnã. 


De tudo o que eu vi no museu, o que mais me chamou atenção foi o parágrafo acima. Reflete o espírito e força do povo vietnamita. Diferentemente do povo Khmer (Camboja, Laos, etc), eles não têm tendência à passividade. Os chineses dominaram o Vietnã por 1.000 anos e depois foram expulsos. A reação à dominação dos EUA foi muito forte e a vitória, mesmo com desvantagem tecnológica, foi alcançada. Em 1975, Saigon foi reconquistada e dali pra frente Vietnã do Norte e do Sul virariam apenas um.

Depois, fomos ao Templo de Literatura (Văn Miếu) que na verdade foi a 1a Universidade do Vietnã. Foi criado em 1076 de acordo com as práticas do Confucionismo. O sistema de avaliações era complexo e rigoroso e os melhores alunos eram testados, avaliados e ranqueados pelo próprio rei.  










Embora não seja mas uma universidade, muitos vietnamitas vêm tirar foto dentro do museu pra fazer parte do álbum de formatura. Esse grupo era um dos vários que a gente viu lá dentro. 

Depois de tanto andar e rodar pela cidade fomos pro almoço.



Essa comida era muito boa, e vinha em grande quantidade, embora muito mais cara. Nos pratos tem sopa, casquinha de siri, bolinho de carne, frango, vegetais, etc.. ficou $5.25 por pessoa e eu fiz questão de pagar. A cerveja que a gente tomou era um pouco mais fraca que a Bia Hanoi e mais parecida com as do Brasil.


Paixão nacional, café. Um hábito muito local é beber café depois do almoço, logo pela manhã ou a noite conversando com os amigos e fumando. O Vietnã é o 2o maior produtor de café do mundo ficando atrás apenas do Brasil. MAS, diferente de nós que exportamos todo o café de alta qualidade pro exterior, lá é possível tomar uma xícara ou um copo de café extremamente saboroso por apenas $0.50. Essa é a versão "fresh" com gelo e leite condensado no fundo. É só misturar. Dá pra fazer em casa. Vale a pena dizer que o Hón fez questão que eu levasse café vietnamita pra casa então minha mochila veio abarrotada de sacos de café em pó.





Paramos pra tirar algumas fotos do povo nas ruas. O chapéuzinho famoso do Vietnã não é apenas um item turístico mas o povo em geral realmente o utiliza e aparentemente é bem circunscrito ao Vietnã porque pelo menos na fronteira do lado do Camboja eu não vi ninguém usando.

Depois o passeio continuou pelo West Lake, gigantesco, muito maior que o Hoan Kiem mas com uma infra-estrutura turística bem menor e praticamente não freqüentado por estrangeiros - na hora que eu fui lá. Também, num dos cantos do lago havia uma pequena Pagoda que estava em reforma mas mesmo assim dava pra entrar e tirar umas fotos.




E qual nao é a emoção de acabar vendo a bandeira do Brasil sem querer? Como eu já tinha falado em outro post é incrível como a gente fica feliz com isso fora do Brasil...

Pra fechar o roteiro fomos fazer a visita da Long Bien Bridge. Construída pelos franceses entre 1899 e 1902 teve a participação de mais de 3.000 trabalhadores. Era a única conexão entre Hanoi e o porto de Haiphong. Justamente por isso a ponte foi bombardeada muitas vezes pelos EUA durante a guerra e protegê-la era algo muito estratégico para o país. A ponte tem mais de 2 km de extensão e passa por cima do Red River. Embaixo também há uma ilha com plantações de milho que incrivelmente é um reduto de paz. Lá embaixo você quase não escuta o barulho de motores e buzinas embora seja possível ver todo o trânsito nas pontes.





Finalmente, depois desse dia corrido a aventura terminou e no melhor estilo. Bia Hoi, ligeiramente diferente da Bia Hanoi, é tipo um chopp mais fraco e mais barato por VND 5.000 = $0.25 cada copo e amendoim. :) depois dessa me despedi do Hón, fui pra casa tomar banho e depois saí pra comer a mesma coisa que eu jantei no dia anterior. O outro dia vai ser cansativo e maravilhoso também, o passeio é em Halong Bay. Ah, o Hón me deixou com o celular dele pra quando eu chegasse de Halong pudesse ligar pra ele ir me buscar e eu ficar na casa dele nos próximos dias. Você já fez isso por algum estrangeiro? 

Abaixo, as últimas fotos de Hanoi que foram nos dias finais da viagem.

Café-da-manhã vietnamita:  spring roll (massa de arroz leve enrolada em pedaços de carne e com alho frito em cima) , pimena, limão cravo, vegetais, molho de alho e ovo frito que nao tá aí mas veio depois



Cantinho de tomar café
Gambiarra elétrica





Jantar sensacional feito pelo Hón com frutos do mar, frango, vegetais e Bia Hoi
Importante: durante esses dias eu não vi nenhuma criança trabalhando nas ruas e apenas 2 pessoas pedindo dinheiro. Começo a achar que tem algum componente cultural por trás disso.

Próximo: Halong Bay

Um comentário:

  1. refeição a US$ 1,50??? vc ta no lugar certo jão! eahaehheaheeaheah
    Mto bacana!

    ResponderExcluir

Por favor, deixe seu email no comentário para que eu possa entrar em contato com você! :)

Please, leave your email address in your comment so I can get back in touch with you! :)