Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tam Coc

Anterior: Halong Bay

Enfim, chegamos ao último post sobre o último tour que eu fiz no Vietnã. Meu destino final era Tam Coc, mas antes fizemos uma parada em Hoa Lu, a antiga capital do Vietnã. É um hit turístico relativamente novo e não tem tanta estrutura quanto Halong Bay, mesmo assim houve um certo engarrafamento pra entrar e sair dos templos. A antiga cidade nessa área praticamente não existe porque foi quase tudo destruído pelos bombardeios dos EUA durante a guerra. Levamos umas 2h pra ir de Hanoi até lá. Essa região também é chamada de Halong Bay na terra por ter formações rochosas bem similares com as de lá. 







Depois de visitar Hoa Lu estava incluido no passeio um trajeto de 1-2h de bicicleta pra chegar até Tam Coc. Esse caminho começou por umas estradas grandes e novas que fizeram no meio dos morros e depois entramos numa pequena estrada de terra que ia pelo meio das vilas. Diferente de Hanoi, mas parecido com o Camboja, as pessoas não estão tão acostumadas com estrangeiros. Isso rendeu muitos olhares de surpresa e "que bixo é esse?" dos locais e ah, crianças falando "hello" e posando pra fotos. Embora a organização do tour em si foi meio bagunçada o fato de ter passado pelas vilas permitiu conhecer um pouco do Vietnã rural, o verdadeiro país. É sem dúvida uma experiência interesante!






Eu imagino que essa estrada seja muito bonita normalmente. Porém, a mistura de poluição com neblina "Smog" criou um cenário não muito bonito a hora que a gente tava passando por ali, tudo cinza e um forte cheio de queimado. Crescer rápido como base industrial tem suas conseqüências...


Logo que chegamos em Tam Coc - significa Três Cavernas - fomos direto almoçar. Uma coisa engraçada aconteceu logo que saímos do restaurante. Um casal de espanhóis no nosso tour estava com essa filhinha de 2 anos, que tinha cabelo loiro e bem encaracolado. Isso fez O maior sucesso com as meninas nativas que ficaram carregando ela o tempo todo e tirando trocentas fotos. Depois, na frente do restaurante ficava o começo do passeio mais tradicional da região. Ir pelas cavernas e rio e voltar dentro de um barquinho. Foi muito da hora esse passeio - na verdade a razão de eu ter ido nesse tour - e o cenário, principalmente na volta é muito lindo!



Não há limite máximo de idade, nem mínimo, pra ser barqueiro. Vi crianças também conduzindo. Alguns barqueiros eram tão habilidosos que faziam o movimento com os pés ao invés das mãos!


Essa é a 1a caverna - no total eram três - e ela era enorme. Tão grande que dentro dela você não enxergava o fim e era tudo muito escuro - o flash que permitiu a foto.









O final do passeio se transforma numa verdade experiência comercial. A tão devotada barqueira recebe a ajuda de uma suposta outra ajudante que pula de um outro barco para o nosso carregando uma caixa misteriosa. Porém, quando você chega ao final do percurso, a "ajudante" revela suas intenções e rapidamente se converte numa vendedora muito mala e da sua caixa prateada sai tudo que possa ser vendido - camisetas, panos, pulseiras, etc. Mas não para por aí, ela se associa a outras comerciantes de outros barcos que vendem bebidas e salgados e tentam colocar de tudo dentro do barco sem nem deixar você falar nada antes. Não foi fácil e o israelense que tava dividindo o barco comigo ficou visivelmente bravo com elas, mas nem isso. 



De volta ao chão firme, essa é a estradinha que viemos de Hoa Lu e essa foto pra fechar o passeio. Depois daí voltamos para Hanoi e no outro dia bem cedo fui pegar meu vôo para Saigon - torcendo pra JetStar não pesar nem medir minha mochila. Na chegada em Saigon algo meio bizarro aconteceu, e como eu sou avesso a avião foi um pouco pior. Na manobra de pouso nosso avião teve uma perda de altitude dando até um efeito "elevador de parque de diversão" e depois disso um barulho muito estranho, alto e repetitivo ficou  até a hora do avião parar. Enfim, graças a Deus não aconteceu nada mas deu um senhor frio na barriga. Embora eu tenha passado por Saigon fiquei por apenas 2 horas a tempo de pegar meu ônibus de volta pra Phnom Penh. Portanto, um post sobre lá fica pra uma outra vez em que eu realmente conhecer a cidade. 

A conta dessa viagem não foi barata, mas tudo bem, fiz minhas contas, poupei ainda mais do meu salário, paguei as passagens com dinheiro que eu tinha no Brasil e consegui ainda fazer com menos do que eu tinha planejado. Vamos lá (em US$):

1. Passagens: $ 242 (Phnom Penh-Hanoi) + $ 70 (Hanoi-Saigon) + $7 (bus Saigon-Phnom Penh) 
2. Hospedagem: $ 10
3. Tours: $65 (Halong Bay) + $25 (Tam Coc)
4. Alimentação: $40
5. Souvenir: $25
6. Ingressos: $10

Total: $494

O trajeto mais barato é ir e voltar de ônibus no trecho Phnom Penh-Saigon e pegar avião pela JetStar entre Saigon e Hanoi. Porém, pra isso precisaria de mais 1 dia extra pra fazer tudo que eu fiz. Como eu não tinha tive que pagar o vôo absurdo direto pra Hanoi. Quem tiver ainda mais tempo pode fazer toda a costa do Vietnã no que eles chama Open Tour bus que você paga uns $35 e pode descer e subir quantas vezes e onde quiser. É a melhor forma de conhecer todo o Vietnã e geralmente feita pelos mochileiros - que são muitos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu email no comentário para que eu possa entrar em contato com você! :)

Please, leave your email address in your comment so I can get back in touch with you! :)