Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Uma viagem da China

Enfim, China



Terminada a minha experiência aqui no Camboja - posts posteriores irão falar sobre isso - eu vou embarcar numa viagem de quase 1 mês na China.

Essa viagem talvez seja a que esteja me exigindo mais preparação e planejamento de tudo o que eu já fiz por aqui. Pra que os custos fiquem sob controle, várias noites serão dormidas dentro de trens, e pra que a viagem tivesse um gosto mais local, sempre que possível vou recorrer ao Couchsurfing (Aos que não conhecem, recomendo a leitura desse artigo da Wikipedia). Ainda, pra que eu não dependesse de ficar fazendo check-in em hotéis, e possibilitasse o máximo de flexibilidade na viagem investi uma graninha numa mochila média da Deuter que vai carregar 'essencialmente o necessário': algumas poucas roupas, equipamento fotográfico, coisas de higiene e comida, só. Não, não vou fazer o pacto da sujeira mas a idéia é ir lavando no caminho.

Um dos grandes desafios pra se viajar na China é a barreira linguística. Quase ninguém fala inglês -  em termos relativos. Eu sei que não é uma solução perfeita mas eu eu levarei um iPad com alguns apps que tornarão bem fácil acessar mapas e traduzir coisas para chinês de tal forma que eu consiga pelo menos me comunicar de forma bem básica.

Bom, talvez o que deve estar deixando vocês mais ansiosos, o itinerário! Fiz ele sob assistência do meu amigo chinês Zhengyu. A idéia foi sim ter todos os passos planejados e principalmente uma previsão bem clara da parte orçamentária. Não sou nenhum Philleas Fogg mas a idéia é seguir esse plano. Caso haja necessidade ou vontade de mudar, fica até mais fácil sabendo onde tão as folgas, os trens, etc.

A planilha tá muito boa e se alguém quiser viajar pra China é só me pedir. Vou tentar fazer um acompanhamento do orçamento pra ver se sai dentro dele e depois posto o resultado. A estimativa atual é de 8.248 yuans, que equivalem ao redor de US$ 1.200. Inclui tudo menos os vôos de entrada e saída da China.

View Untitled in a larger map

29/06 - Bye Bye Camboja :(
30/06 - Hong Kong
01/07 - Hong Kong e vôo para Beijing. Daqui pra baixo apenas trens.
02/07 - Beijing
03/07 - Beijing
04/07 - Beijing
05/07 - Beijing
06/07 - Beijing
07/07 - Datong
08/07 - Pingyao
09/07 - Pingyao
10/07 - Xian
11/07 - Xian
12/07 - Xian
13/07 - Nanjing
14/07 - Nanjing
15/07 - Nanjing
16/07 - Suzhou
17/07 - Shanghai
18/07 - Shanghai
19/07 - Shanghai
20/07 - Huangshan Mountain
21/07 - Huangshan Mountain
22/07 - Xiamen
23/07 - Xiamen
24/07 - Xiamen
25/07 - Yongding
26/07 - Hong Kong
27/07 - Hong Kong
28/07 - Cingapura
29/07 - Paris

A China é um país enorme, maior do que o Brasil. Esse trajeto norte-sul pela costa leste é apenas um dos vários caminhos possíveis a se fazer. É extremamente difícil decidir o caminho a seguir e cada pesquisa feita no Google só revela mais paisagens e lugares incríveis que a China tem a oferecer. Entre outras possibilidades poderia seguir em direção à Mongólia, com planícies e montanhas, ou seguir a rota da ceda em direção ao deserto no oeste, ou ainda o Tibet no sudoeste e também toda a região sul visitando Guilin, e seguindo ao oeste até Dali.

Aqui embaixo vou fazer uma introdução dos lugares pra vocês terem uma idéia do que eu vou ver e visitar nesse próximo mês.

Hong Kong (K)

Fonte: Destinosdeviagem
O ponta-pé inicial vai ser via Hong Kong, porta de entada pra muita gente quando visitando a China. Além de ser uma ex-colônia britânica repatriada à China em 1997, é uma das mecas mundiais do mundo financeiro refletida em seus inúmeros arranha-céus e sofisticação. Hong Kong ainda é uma região administrativa especial e conservou o direito de ser praticamente independente do governo central da China por mais 50 anos. Há uma série de contrastes e conflitos entre os chineses de Hong Kong e os chineses da China continental. Os indicadores sócio-econômicos são em média obviamente bem distintos e portanto são famosos alguns casos de choques culturais. O blog da minha amiga Julia Ferraz é especializado em Hong Kong e definitivamente uma fonte de informação atual e relevante pra quem está indo pra lá.

Beijing (A)


Fonte: CNReviews.com
Beijing é a 2a maior cidade da China, e além de capital adminsitrativa conserva o título de capital cultural. Espalhados pela cidade estão templos, palácios, museus, ruínas, etc. que preservam a história do povo chinês. Em 2008, Beijing ficou muito famosa no noticiário por receber as Olimpíadas e por causa disso a cidade recebeu muitos investimentos em transporte e tentativas de mitigação da poluição. As atrações culturais aqui são tantas que vai ser a cidade em que mais tempo eu vou ficar em toda a minha viagem. Vou visitar a Cidade Proibida, o Templo do Céu, a Praça Celestial, o Palácio de Verão, e lógico a Grande Muralha, entre outros.

Datong (B)


Fonte: Wikipedia
Datong é uma cidade de cerca de 3 milhões de habitantes e fica não muito distante de Beijing. Embora haja algumas atrações na cidade vou ficar apenas 1 dia e nenhuma noite pois meu foco é visitar dois grandes monumentos. Um inclui os Monastérios Suspensos numa encosta de montanha e outro as esculturas nas cavernas de Yungang.


Pingyao (C)


Dando seqüência a próxima parada será Pingyao, uma cidade minúscula para os padrões chineses com apenas 50.000 habitantes. É uma cidade com uma história de 2.700 anos e apontada como a cidade histórica mais bem conservada do mundo. Tanto é que todo o seu muro de proteção foi mantido até hoje. Essa cidade também foi o primeiro centro financeiro da China, chegando a concentrar metade de todas as instituições financeiras até 1914. Apenas andar na cidade, ou sobre as muralhas já é algo em especial, porém no entorno há uma série de templos e pátios para serem visitados.


Xi'An (D)


Fonte: Wikipedia
Xi'An é uma metrópole na região central da China e também conhecida como 'capital do oeste' no passado. É o fim (ou o começo) da antiga Rota da Seda que ligava a China até a Europa por terra. Por causa disso, Xi'An sempre foi marcada por um intenso intercâmbio cultural de idéias e religiões, não por acaso contém mesquitas cuja prática islã veio com os comerciantes do Oriente Médio. Com uma população de mais de 8 milhões de habitantes conserva um dos grandes tesouros arqueológicos da China, o exército esculpido em estátuas feitas de barro e enterrado junto do túmulo do imperador.

Nanjing (E)


Fonte: Wikipedia
Outra metrópole chinesa, Nanjing também tem mais de 8 milhões de habitantes e seu nome significa 'capital do sul'. Às margens do rio Yangtze é uma cidade tão histórica e importante para os chineses como Xi'An e Beijing, tendo servido como capital administrativa por diversas vezes. Além de seus muitos museus, templos e atrações culturais antigas, há dois fatos mais atuais bem importantes pra cidade. Primeiro, foi onde houve uma das ações mais sangrentas e ultrajantes durante a ocupação japonesa na 2a Guerra Mundial e segundo, foi o palco final da consolidação do poder do partido comunista sobre a China e a fuga dos dissidentes para Taiwan.

Suzhou (F)


Fonte: Wikipedia
Suzhou tem cerca de 4 milhões de habitantes na sua área urbana e em torno de 10 milhões na sua área expandida e faz parte de um conjunto de cidades satélites no entorno de Shanghai. Ao mesmo tempo porém apresenta 2.500 anos de história e o ápice da arquitetura clássica de jardins chineses. O meu foco no tour vai ser basicamente a visita aos vários jardins ficando mais na área histórica da cidade.

Shanghai (G)


topchinatravel.com
Finalmente chegamos a Shanghai, o verdadeiro símbolo do desenvolvimento e poderio econômio chinês. Cerca de 23 milhões de habitantes e o título de maior cidade da China além de seu caráter global em termos de relvância como centro político, econômico, cultural, etc. Fica localizada na entrada do rio Yangtze  para o mar e por isso sempre teve uma importância estratégica para a China. No século 19, Inglaterra, Alemanha e França impuseram acordos em que detinham o controle de partes da cidade e lucravam com a comercialização de ópio. Monumentos, avenidas, bairros, e o 2o prédio mais alto do mundo estão na minha lista de lugares a visitar.

Huangshan Mountain (H)


Fonte: Wikipedia
Não tão longe de Shanghai está o monte Huangshan, também conhecida como "Montanha Amarela". Em 2007 a montanha recebeu 15 milhões de turistas e esse vai ser o ponto alto em termos de paisagens naturais da minha viagem Uma subida de 2h por escadas ao redor da montanha, uma caminhada extensa pelos vários topos e pôr-do-sol e nascer-do-sol lá em cima. Se tudo der certo e a agenda caminhar como planejado vou passar meu aniversário lá.

Xiamen (I)


Fonte: Wikipedia
Incluída recentemente no meu roteiro, Xiamen é uma cidade de mais de 3 milhões de habitantes e um dos pontos de contato entre a China continental e Taiwan. É apontada como a cidade mais limpa e bem cuidada da China. Um dos pontos mais interessantes é a visita à ilha de Gulang Yu, que mescla influência européia e chinesa devido ao seu passado após a guerra do Ópio.



Yongding (J)


Fonte: Wikipedia
A última parada é em Yongding, uma região montanhosa na província de Fujian, terra de origem do povo Hakka. A principal atração dessa área são os 'condomínios' construídos como verdadeiras fortalezas em formas circulares, quadradas e ovais.




Bom, espero que vocês tenham ficado no mínimo curiosos de como essa viagem vai ser. Depois que eu sair do Camboja acho que vou ficar sem postar de forma detalhada no blog até voltar ao Brasil. Enquanto isso vocês ficam com a imaginação de como as coisas devem estar indo! hehe

Gostou? Alguma idéia ou sugestão? Deixe um comentário! ;]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu email no comentário para que eu possa entrar em contato com você! :)

Please, leave your email address in your comment so I can get back in touch with you! :)