Páginas

sábado, 13 de outubro de 2012

Aventuras na Montanha Amarela: Huangshan


Intro

Huangshan, também conhecida como a Montanha Amarela, é um maciço de granito distribuído em 36 picos e atingindo mais de 1.800 m de altura. Olhar para esse tipo de montanha, e a sua mistura com a vegetação remete às clássicas pinturas chinesas. 

Pintura retratando Huangshan
Pegando o trem em Shanghai

Como eu já tinha comprado as passagens de trem fui diretamente para a estação ferroviária de Shanghai. Foi então que descobri que eu não teria direito a um assento do tipo sleeper - leito - e sim um hard seat - o assento mais barato. O meu trem era noturno e portanto isso era uma mensagem bem clara: uma noite muito mal dormida. Na área de hard seat as luzes nunca são apagadas, o A/C é muito forte, chegam e saem pessoas à cada parada, os assentos são pequenos e apertados e não há como reclinar as costas ou encostar a cabeça. Por outro lado, acredito que é a melhor experiência em termos de ficar realmente próximo e em contato com o povo chinês. Por sorte, no meio da madrugada o trem acabou ficando vazio e eu pude deitar no banco inteiro à minha volta.

Chegando na cidade de Huangshan

Há uma coisa importante: existe a montanha Huangshan e a cidade de Huangshan. Quando você chega na cidade de Huangshan ainda não quer dizer nada pois a montanha fica cerca de 1h de distância nas cercanias da cidade de Tangkou. Logo que você sai do trem há algumas vans e ônibus procurando por passageiros pra fazer esse trajeto (16 RMB). E, se tiver sorte, você também encontra alguns outros estrangeiros que possam falar inglês e se agrupar. Acabei encontrando dois italianos, Giulia e Andrei, que planejavam subir e descer a montanha na mesma programação que eu, e então fomos juntos dali pra frente. Convém adquirir um mapa da montanha por 7 RMB escrito em chinês e inglês. Na própria montanha os mapas geralmente são vendidos apenas em chinês.

Chegando na montanha Huangshan

Pegamos o ônibus e ao chegarmos em Tangkou fomos encontrar algum lugar pra deixar nossa bagagem mais pesada comprarmos água, comida e forrarmos o estômago antes de encarar a subida. Por volta das 14h fomos para a montanha. Pra isso ainda é necessário pagar cerca de 21 RMB por um ônibus até o começo da trilha e, ao chegarmos lá mais uma taxa salgada de 230 RMB (o preço muda de acordo com a estação e também são aceitas carteirinhas de estudante p/ desconto de 50%).

Caminhos e trilhas

Existem duas formas e caminhos de descer/subir a montanha. Você pode fazer uso dos bondinhos, o que geralmente é a solução escolhida por pessoas mais velhas e os que estiverem cansados, ou, você pode subir ou descer a pé. 
Mapa das trilhas em Huangshan
Ainda existem dois lados em que é possível descer/subir a montanha. O lado leste e o oeste. Uma rota clássica - a que eu fiz - é subir pelo lado leste e descer pelo oeste no dia seguinte. É feita desse jeito porque o lado leste é difícil e leva 3-4 horas para completar, porém é possível, o lado oeste é muito mais cansativo e pode levar até 6-8 horas para ser completado. Portanto, é melhor descê-lo. Uma vez que você chegou no topo ainda há uma série de sobes e desces que tornam a caminhada ainda mais cansativa.

Subindo pelo lado leste

Começamos nossa empreitada debaixo de um pouco de chuva, neblina e muuuuita subida. Tem-se a sensação de que a montanha é infinita. A cada lance enorme de escadas, mais outros e outros e mais outros e nunca termina. Essa rota também é utilizada por homens de carga que carregam tudo, desde lençóis dos hotéis, até garrafas d'água e comida e até pessoas que não querem/podem fazer a subida com as próprias pernas em cadeirinhas.

Os italianos ainda estavam carregando todos os apetrechos para acamparem no topo, o que obviamente demandava ainda mais energia. E, a Giulia, fissurada em fotografia, tinha um trabalhão para arrumar suas 2 câmeras DSLR e 3 lentes. Não foi à toa que depois, no topo, no dia seguinte, eles acabaram desistindo de completar a caminhada e resolveram descer de bonde. Enfim, até aqui a promessa de paisagens espetaculares fazia-nos continuar subindo com força e determinação. 

As vezes ficávamos um pouco desanimados. Para todo lugar que você olhasse a única coisa a ser vista era o cinza da neblina. Algumas vezes um pedacinho ou outro da montanha fazia uma aparição mas em menos de 10 minutos já sumia novamente.

Chegamos

Após 3 horas de muito esforço e cansaço, conseguimos chegar no topo da montanha. O problema é que é apenas ainda um dos topos, e para andar ou ver qualquer coisa ainda tem muita subida pela frente. Fomos então tentar ver um dos picos que era bem próximo dali.

Begin to Believe Peak

Esse pico tem esse nome pois segundo a história era tão maravilhoso que as pessoas nem acreditavam que haviam chegado nele. Para nós, a princípio o pico nem era tão grande coisa porque não dava pra ver absolutamente nada a partir dele.

Foi então que...
Foto de Huangshan no Begin To Believe Peak
Desde agora vou fazer um aviso. As fotos não contam nem 50% do impacto que é estar vendo com os próprios olhos esse lugar. É simplesmente mágico! As nuvens sumiram e de repente havia uma série de montanhas e picos ali na nossa frente. Ficamos eufóricos e corremos para tirar fotos. Conforme o vento mudava as montanhas sumiam e apareciam e apesar de estar muito nublado era uma paisagem fantástica. Porém, mal sabíamos que o melhor seria reservado para o dia seguinte...

Foto de Huangshan, vale próximo ao hotel Beihai
À noite

Para que seja possível tirar maior proveito da montanha, descansar e ainda ver o sol nascer, a melhor opção é dormir lá em cima. A opção mais barata é trazer sua própria barraca e acampar na frente do Beihai Hotel por 30 RMB. Se, por outro lado, você quiser dormir numa barraca deles vai custar 200 RMB. Se você quiser dormir no dormitório dividindo o quarto com mais 5 pessoas vai ser 280 RMB - o que eu fiz. E, finalmente, se você quiser quartos normais com todas as regalias, se prepare pra deixar + 1000-2000 RMB. Ou seja, é extremamente caro. Dado que levar sua própria barraca gasta muita energia - vide os colegas italianos - acredito que a melhor opção seja então dormir na barraca ou no dormitório. As vagas de dormitório devem ser reservadas com antecedência porque é difícil consegui-las.

Os italianos e eu
Eu e os italianos queríamos comer mas estava difícil encontrar algo razoavelmente barato. Para se ter uma idéia, os mini-mercados que existem lá em cima são proibidos pelos hotéis de vender macarrão instantâneo. Porém, um dos donos dos mini-mercados chamou a gente num canto e perguntou se queríamos comprar desde que não falássemos para ninguém onde havíamos conseguido. Topamos e saiu por cerca de 15 RMB cada potinho. Fiquei junto com os italianos na barraca deles até que ficasse mais tarde e aí eu fui pro meu quarto no hotel.

Nascer do sol

Uma das grandes atrações naturais em Huangshan é assistir ao nascer do sol. E, de acordo com a previsão meteorológica do dia anterior tínhamos uma chance de 70% de que isso fosse ocorrer. Há ainda alguns picos melhores para ver isso e um deles é o Lion Peak.

Lion Peak

Vou ficar devendo em falar sobre o porquê desse nome. Não faço idéia. Mas, acordamos as 4h da manhã, ajudei os italianos a desmontarem a barraca deles e fomos em direção a esse pico. Quer dizer, não só a gente mas uma horda de turistas, gringos e chineses. Quando chegamos lá já havia alguma competição para ver quem pegava os melhores lugares.

Há algumas coisas sobre Huangshan, uma são as pedras com formas curiosas - por exemplo, nessa foto você pode ver o macaco sentado no canto esquerdo. E, como dá pra ver no fundo, há um mar de nuvens. Então, essa vista é chamada como O Macaco observando o mar de nuvens.

Vista O Macaco observando o mar de nuvens

Foi então que eu tive meus 5 minutos de pânico. Eu tinha deixado a câmera dentro da bolsa, porém tinha deixado a bolsa aberta e quando eu fui subir em cima de uma pedra pra ter uma vista melhor só escutei um barulho de algo pesado caindo no chão. Quando fui ver me entregaram minha câmera. Fiquei desesperado! Mas, por pouco não aconteceu nada - ela havia caído sobre uma minúscula área de terra no meio das pedras - e apenas o filtro UV quebrou.

Assistimos ao nascer do sol, que pra mim tinha um significado especial porque era meu 24o aniversário, sim, comemorado internamente ali na montanha. E, pelo céu aberto e com poucas nuvens altas, dava pra ver que eu ganharia um ótimo presente, o único dia ensolarado em mais de 1 semana e em plena estação chuvosa! :)

Antes que pudéssemos continuar nossa caminhada porém, nossa amiga Giulia começou a passar mal com problemas no estômago e isso já começou a indicar que eu e os italianos iríamos nos separar mais pra frente.

No caminho para a Flying Rock

Enquanto andávamos em direção à Flying Rock - uma das rochas marcantes de Huangshan - acabamos tendo vistas impressionantes no caminho. Como essa:

Vista de vale a caminho da Flying Rock
Meus amigos italianos mostravam cada vez mais dificuldade de acompanhar o sobe e desce das trilhas, mas ainda assim se mantinham firmes na sua determinação. A Giulia porém, por estar com náuseas e dor de estômago, não pode acompanhar-nos na parada seguinte.

The Flying Rock

Depois de uma seqüência bizarra de escadas e mais escadas, com algumas paradas para descanso, e, muito cansaço, conseguimos chegar até a Flying Rock. Pela foto da pra ver que o nome é um tanto óbvio. Um pedaço de pedra numa forma de lança no topo de um abismo.

Vista da Flying Rock
As vistas a partir dessa pedra eram espetaculares. Toda a área conhecida como West Canyon, cheia de picos, paredões, abismos e vegetação misturados. Sem dúvida, uma das coisas mais bonitas e diferentes que já vi na vida.

Vista do West Canyon a partir da Flying Rock
De lá ainda podíamos avistar algumas trilhas e caminhos que foram construídos nas encostas das montanhas. Essas trilhas são quase que totalmente suspensas, uma verdadeira obra de ousadia. Imagine como deve ter sido a construção dessas passarelas?

Passarelas nos paredões do West Canyon
Feita nossa visita à Flying Rock, fomos em direção ao outro lado, na verdade, pegamos todo o caminho de volta que havíamos passado - as subidas intermináveis se converteram em descidas sem fim - em direção ao West Canyon. Pegaríamos a trilha que desce até o centro desse abismo de montanhas e energia e disposição nunca seriam tão importantes como agora. Aos poucos também notamos que a montanha começava a ficar cheia e que mais e mais turistas chineses estavam chegando.

Começo do West Canyon

O West Canyon é uma trilha relativamente nova em Huangshan e começa por detrás do Xihai Hotel. As paisagens são espetaculares e talvez as mais incríveis e memoráveis de toda a montanha. Como a trilha é bastante exigente - são escadas praticamente o tempo todo - os grandes grupos de turismo não se arriscam a descê-la, portanto é mais fácil de aproveitar a natureza nessa etapa.


Me impressiona o fato de que as montanhas chinesas sejam tão pouco conhecidas internacionalmente. Pouquíssimas pessoas mencionaram Huangshan em seus planos de viagem. Concordo que não é o lugar mais fácil do mundo para chegar, porém, não é tão difícil também, fica entre 6 a 12 h de Shanghai (ônibus x trem), e também é servida por aeroportos. 


Descendo o West Canyon

A paisagem das montanhas era simplesmente maravilhosa. Um dia ensolarado era perfeito para dar a cores mais vivas a Huangshan. Um verdadeiro presente de aniversário, com certeza!



Passarela para descer o West Canyon
Conforme descíamos para o fundo do Canyon íamos vendo as paisagens esculpidas de rochas, pinheiros e outras árvores que formavam essas combinações tão inusitadas. Também, os caminhos que tínhamos visto da Flying Rock, agora estávamos andando sobre eles. O número de turistas nessa área era realmente muito reduzido quando comparado com as outras partes de Huangshan mas algumas vezes alguns chineses conversaram com a gente pois queriam tirar fotos conosco. 





Após termos descido o West Canyon quase inteiro conhecemos Robert, um holandês que tinha traçado o mesmo plano de trilha que nós. Algumas frases trocadas e logo descobrimos que o mapa que tínhamos estava desatualizado e conexão de trilha que esperávamos encontrar no fundo do West Canyon não existia. Em outras palavras, tudo o que descemos teríamos que subir E, além disso, subir até a Flying Rock novamente para continuar o caminho no topo da montanha. Pois bem, enfrentamos toda a subida novamente e, quando chegamos ao topo, meus colegas italianos desistiram e foram descansar. Iriam buscar descer a montanha de teleférico - mesmo assim a caminhada até chegar no teleférico não era pequena e envolvia muito cansaço pela frente.

Buscando a saída da montanha

Uma quantidade absurda de pessoas, calor, cansaço, e mapas confusos tornaram a tarefa de achar a trilha que descia a montanha pelo lado oeste um verdadeiro desafio. Pegamos alguns engarrafamentos formidáveis nas trilhas. Na verdade, o fluxo de visitantes é tão grande que uma boa parte do caminho contém demarcações de sentido.

Encosta oeste de Huangshan
Se não dava pra ver na foto as "formiguinhas" andando na encosta da montanha, nessa foto agora fica bem claro. Isso causou um certo pânico da minha parte porque eu tinha que estar antes das 18h de volta à estação de trem em Huangshan pra pegar meu trem noturno com destino Fuzhou-Xiamen. E, de repente estávamos gastando quase 1 hora pra andar trechos muito curtos.

"Trânsito" nas trilhas
Aqui dá pra entender porque o custo para entrar no parque está ficando tão caro. Não é uma mera questão arrecadatória mas principalmente de adequação à capacidade do parque de suportar tantos visitantes. Novos aumentos de preço serão inevitáveis ou ainda a criação de uma cota máximo de visitantes por dia.

Aqui, mais uma foto das paisagens mais impressionantes que vi em Huangshan. Um monte de turistas apinhados em trilhas estreitas - que porém não chegam a ser perigosas - e uma montanha gigantesca feita de pedras e verde no fundo.

Uma das vistas mais impressionantes em Huangshan
A partir dali iniciamos o caminha da descida - ou melhor, de achar o caminha da descida. É necessário chegar até a área do teleférico e, ao invés de descer em direção a ele, seguir em frente passando pelo Welcome Pine - nada mais que um pinheiro grande e famoso - e andar mais e mais subindo e descendo, até que finalmente uma escadaria aparece à direita.

Descemos eu e o Robert conversando sobre as montanhas, a cultura, Holanda, Brasil, e apreciando a paisagem. 
Vista da montanha por detrás da trilha oeste nas descida
A cada 30 minutos andando fazíamos uma parada para descansar e tomar água. Aos poucos os preços das coisas foram baixando também e encontramos várias barraquinhas vendendo medalhas para quem completou a caminhada. Vários turistas compram as medalhas mesmo sem ter subido e descido a montanha a pé. 

Bom, eu estava morto, talvez o dia em que estive mais cansado em toda a viagem. Porém, valeu a pena. Eu estava feliz por ter vencido esse desafio tão intenso e recompensador no dia do meu aniversário. Foi realmente um presente e uma alegria ter tido essa chance. Espero que os próximos anos possam oferecer experiências tão grandiosas quanto as que tive entre o meu aniversário em 2011 e o de 2012. Ah, e para guardar de memória comprei uma medalha para "me premiar" pela conquista! 

Última vista inesquecível de Huangshan
O próximo será o último post sobre a China, a última parada em Guolangya e Yongding próximos a cidade de Xiamen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu email no comentário para que eu possa entrar em contato com você! :)

Please, leave your email address in your comment so I can get back in touch with you! :)