Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Pingyao debaixo de chuva


Pingyao fica a 8h de trem a sudoeste de Datong, chutaria uns 400-500 km no total. Diferentemente das outras cidades em que falávamos na casa dos milhões, Pingyao se conservou pequena e sua população na parte histórica da cidade está na casa dos 50.000 habitantes, sem que haja prejuízo na oferta de serviços e atrativos turísticos. Ou seja, já um lugar relevante turisticamente embora a maioria dos pacotes turísticos ainda vá ficar restrita às grandes cidades da China.


Pingyao é considerada uma das cidades históricas mais bem preservadas do mundo com mais de 2.500 anos e por isso é listada como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. Além disso, são famosas as muralhas que cercam a cidade e que também se encontram em ótimo estado de conservação. Pingyao foi o centro financeiro da China durante boa parte da história entrando em colapso a partir de 1914 com o surgimento dos bancos modernos. De qualquer forma, inúmeras estruturas, casas, pátios, etc., ainda refletem a importância e imponência das famílias e negócios que enriqueceram nesse período.

Mapa de Pingyao
Em volta de Pingyao

Cheguei à cidade por volta de 6h da manhã, de trem, vindo de Datong. A noite tinha sido bem mal dormida, quase congelando no ar-condicionado, e portanto estava muito cansado. O primeiro desafio foi encontrar o meu hostel, Yamen Hostel, no centro da cidade histórica e que custou cerca de 35 RMB por noite. Logo que cheguei porém estavam oferecendo um tour partindo às 8h para visitar alguns lugares turísticos da região. Por 80 RMB pelo transporte, pareceu uma boa e fui junto.

Vale dizer que os 2 dias que eu resolvi ficar na cidade foram extremamente chuvosos, realmente dificultando os passeios. Na van conheci algumas estudantes universitárias chinesas e um casal de catalães. Foi engraçado como eu e os catalães estávamos comentando algumas coisas sobre a China, achando que ninguém alí estava nos entendendo até que as meninas começaram a dar risada. Por todo o tour elas passaram a nos ajudar na hora em que o chinês era necessário.

Wang Family Compound



O complexo da família Wang começou a ser construído por volta de 1600 e através de inúmeras ampliações representou o apogeu dessa família em áreas desde administração de fazendas até comércio e oficiais do governo. Hoje o complexo é quase um castelo com mais de 1.000 quartos e 54 pátios. No entanto, é o tipo de lugar que pede um estudo prévio antes. É extremamente fácil se perder lá dentro e após uns 3 pátios, todos parecem "a mesma coisa".


Vista dos telhados
Vista de um dos pátios

Complexo visto pela frente
Algo que talvez valha a pena ser comentado, os banheiros em piores estados que eu já vi na vida foram nessa região da China. Portanto, planeje-se para não precisar vistá-lo com muita freqüência. Em alguns lugares se resumia basicamente a um suporte de madeira com um buraco no meio, onde tudo se mistura (e fica), cheio de moscas e outros insetos.

Zhang Bi Old Castle

Esse castelo em si não é um grande atrativo mas sim o seu complexo de túneis, de cerca de 1,5 km, dispostos em três níveis e que serviam como refúgio durante pequenas guerras durante a China Imperial e também durante os períodos de guerra civil. Parece um pouco claustrofóbico a princípio mas não há que se preocupar já que os túneis são bem iluminados e os caminhos também estão sinalizados. A temperatura diminui sensivelmente conforme você vai descendo.

À essa hora do dia chovia muito! Em volta do castelo havia umas enxurradas enormes e como os caminhos eram de terra, tudo virou um lamaçal sem fim. 


Shuanglin Temple

Esse foi um dos templos budistas mais diferentes que já vi - talvez a foto já deixe isso claro. Sua construção data de mais de 1.500 anos atrás e o acervo reúne uma coleção de 2.000 esculturas de guerreiros, deuses, Buda, etc. O colorido das imagens era muito notável e infelizmente muitas delas eram protegidas por grossas barras de metal que inviabilizavam fotos melhores. 


Pingyao, de fato

Uma das principais ruas de Pingyao e a torre do comércio
O jeito mais tradicional de visitar Pingyao talvez fosse pagar os 120 RMB de uma entrada múltipla para 3 dias que inclui algumas dezenas de lugares históricos, museus e a muralha. Eu teria feito isso se, não tivesse apenas 1 dia restante para conhecer o interior da cidade, não custasse os 120 RMB, não estivesse chovendo sem parar o tempo todo e, principalmente, eu já estivesse um pouco de saco cheio de visitar museus. Eu esperava que não, mas acabei ficando "museumsick" meio rápido na China.

Embora um pouco atrasado em relação à expectativa inicial, acabei me reencontrando com o David e a Vinciane logo no outro dia pela manhã. Eles iam passar apenas um dia inteiro em Pingyao e então resolvemos explorar a cidade juntos. Como a própria cidade é um grande museu a céu aberto optamos por ficar passeando pelas pequenas ruas, testar alguns restaurantes, etc. 

Um dos lugares mais legais pra se visitar (na minha opinião) em Pingyao e que custa apenas 5  RMB/pessoa é a torre do comércio, que fica em uma das principais ruas da cidade. É quase um passeio cinematográfico pois, de todos os lados a vista é de uma China de centenas de anos atrás. Um dos exemplos disso, é a torre de guarda da muralha ao final da rua protegendo os portões da cidade e do lado direito os telhados tradicionais.


Ainda rodamos mais um tanto em volta da cidade e tentamos subir às muralhas, porém pra poder fazer isso era necessário adquirir o ingresso múltiplo e como tínhamos apenas mais algumas horas até o final do dia realmente não valeria a pena. Acabamos encontrando um restaurante, que não lembro o nome, mas aparentemente muito bem cotado pelos visitantes, e testamos alguns petiscos chineses com Tsingtao.

David, Vinciane e eu
O próximo post será sobre Xi'An, uma antiga capital chinesa e o primeiro ponto de contato entre a China e o Ocidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu email no comentário para que eu possa entrar em contato com você! :)

Please, leave your email address in your comment so I can get back in touch with you! :)